O que é Pedagogia Waldorf ?

Prática criada em 1923 por Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf adota a concepção de ser humano integral, contribuindo para o desenvolvimento físico, anímico e espiritual da criança. Cada etapa do desenvolvimento infantil é respeitada em suas características singulares. O querer, o sentir e o pensar é cultivado dia-a-dia para que o homem possa se tornar íntegro em suas ações: mãos, coração e cabeça. A proposta pedagógica Waldorf é apontada pela UNESCO como capaz de responder aos desafios educacionais atuais e futuros do homem. Um dos avanços dessa pedagogia é reconhecer que a principal lição não vem do que está escrito nos livros e manuais, mas nasce da descoberta das reais aptidões de cada aluno, a fim de ajudá-lo a identificar e transpor possíveis obstáculos durante a construção de seus próprios caminhos.

Na educação, isso significa desenvolver na criança as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas, além de proporcionar um corpo são para uma mente sã.
O nosso espaço escolar tem o cuidado de preparar os alunos para o seu desenvolvimento pleno, formando adultos com consciência social e espiritual, pois apesar de não ser vinculada a nenhuma vertente religiosa, temos como base a existência de planos mais sutis para toda a vida.
Na pedagogia Waldorf dá-se uma importância fundamental à educação no primeiro setênio por tratar-se da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico, o veículo que o indivíduo irá usar como meio e instrumento para a concretização de sua missão na Terra.

“Qual o objetivo da educação escolar? Na grande maioria das opiniões vigentes, resume-se a trazer conhecimento e informação, tornando o aluno apto a lançar-se futuramente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No âmbito da Pedagogia Waldorf, educar e ensinar significa promover pleno desenvolvimento das capacidades latentes em cada ser humano, fazendo da criança uma pessoa apta a integrar-se ao mundo com autoconfiança, consciência e criatividade. Para isso, mais do que meramente informar e treinar para eventuais futuras disputas vestibulares ou profissionais, ao professor Waldorf cabe assumir uma tarefa verdadeiramente formativa e incentivadora das reais aptidões de seus alunos, ajudando-os a superar possíveis obstáculos na descoberta de seus próprios caminhos de vida.”
Trecho do livro A Pedagogia Waldorf, de Rudolf Lanz